quarta-feira, 18 de novembro de 2009

LIMPEZA DO RIO PARAÍBA DO SUL REVELA O ACHADO DE ALGUMAS RELÍQUIAS

Foto: Adriãozinho segura a relíquia achada no rio Paraíba do Sul, nesta manhã de quarta-feira. Crédito da foto: Marco Pacheco- SEMASP.
Foto: Adriãozinho lava o objeto de arte , recolhido nas margens do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: em poucos minutos de remada, Adriãozinho mostra que a canoa ficou cheia de resíduos jogados na Paraíba. O trecho percorrido foi da Margem das imediações do Sr. Rui Lisboa até os fundos do CIEP 265. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto, já na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segura o vaso com uma linda imagem ao estilo vitoriano. Crédito da foto: Marco Pacheco- SEMASP.
O funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, lotado no Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, Adrião Gaiato, faz rotineiramente a limpeza das margens do rio Paraíba do Sul em sua canoa motorizada, num projeto de recolhimento de resíduos sólidos e conscientização da população ribeirinha gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra. Hoje de manhã, Adrião Gaiato, confessou espantado que achou algo que o chamou a atenção e também de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra. Tratou-se do achado de um vaso de cerâmica todo trabalhado e com pinturas clássicas à imitação ao estilo vitoriano. A limpeza em poucos minutos, entre o trecho de Rui Liaboa até o CIEP 265, deu para encher o barco, disse Adrião Gaiato. Tão logo viu que o vaso tinha poucas avarias, o levou para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde o mesmo será reutilizado para enfeitar os recintos da mesma com espécie floral a ser escolhida em votação pela equipe da SEMASP. A falta de sensibilidade de quem jogou o vaso no rio Paraíba, vai desde a ausência de zelo com as artes quanto à poluição do rio e também a falta de visão para a retulização de materiais ou a reciclagem. Agora, a SEMASP tem um lindo "vaso exemplo" das malfeitorias do ser humano, que só pensa em consumir mais e não valoriza objetos clássicos como este. O Trabalho feito por "Adriãozinho", como é carinhosamente chamado, contagia à todos, principalmente os pescadores, que passaram a mudar seus hábitos com o exemplo dado por este funcionário e colaborador da natureza. Várias toneladas de lixo já foram recolhidas pelas ações de Adriãozinho e equipe da SEMASP, indo desde sacolas plásticas, garrafas, vasilhames, redes de nylon, cordas, madeiras até televisores, rádios e garrafões de vinho. Não jogue lixo no rio! Jogue lixo no lixo! Reaproveite materiais! Tenha sensibilidade!

Nenhum comentário: