sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ESTROMATÓLITOS DA LAGOA SALGADA EM SJB GUARDAM REGISTROS DA FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA

Foto: Andre Pinto, em sua chácara em São João da Barra-RJ, segura uma amostra de estromatólito colunar, encontrado nas imediações da Lagoa do Salgado, 5º Distrito , em dia de visita técnica.
A IMPORTÂNCIA DOS ESTROMATÓLITOS DA LAGOA SALGADA, EM SÃO JOÃO DA BARRA - RJ
Nesta semana que entra, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra levará os estudantes do Colégio Estadual João Coelho da Silva, de Sabonete, 5º Distrito, para terem uma aula prática na Lagoa do Salgado - Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade. a ser tombado pela UNESCO. Esta lagoa é um excelente atrativo natural para a realização de aulas temáticas, segundo o qual a Prefeitura Municipal de São João da Barra está desenvolvendo o projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio", com as parcerias entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER UM ESTROMATÓLITO?
Vanyo & Awramik (1985) consideram que os estromatólitos pretéritos podem fornecer informações fundamentais sobre a dinâmica dos tempos primordiais da Terra e do sistema Sol–Terra–Lua, tais como número de dias por ano, taxa da rotação da Terra, inclinação do eixo da Terra, número de dias por mês no período de rotação lunar, paleolatitude das camadas hospedeiras dos estromatólitos, periodicidade de marés, freqüências sazonais de tempestades e possíveis feições gerais sobre o clima. Os estromatólitos são importantes do ponto de vista evolutivo, pois são freqüentemente objetos de discussão a respeito da origem da Terra. A descoberta de estruturas contemporâneas que se assemelham aos estromatólitos pretéritos fornece a oportunidade de investigar o relacionamento entre as comunidades microbianas modernas e o ambiente, além de desvendar se os estromatólitos recentes são análogos aos antigos, possibilitando a melhor compreensão destas estruturas e dos paleoambientes de acordo com Silva e Silva et al. (2005c).
Foto: Os estromatólitos na Lagoa do Salgado, em São João da Barra são frequentemente estudados por cientistas de universidades brasileiras.
Foto: Estromatólito domal, encontrado na Lagoa do Salgado, em São João da Barra - RJ.
Foto: Estromatólito colunar colocado à mesa para apreciação.
Foto: Uma espécie de concha encontrada dentro dos estromatólitos carbonáticos. Foto ampliada. Foto aérea da Lagoa do Salgado. Foto aérea da Lagoa do Salgado. Capa do Jornal Folha da Manhã que fez um alerta para a preservação da Lagoa do Salgado, com matéria jornalística de João Noronha. Foto: Movimento da ONG COCIDAMA e CASA DE CULTURA ZENRIQUES para chamar a atenção das autoridades para a preservação da Lagoa do Salgado. Foto: TV Record fez documentário sobre a Lagoa do Salgado e que foi exibido em telejornal local. Foto: Andre Pinto dá entrevista à TV Record sobre o material científico e as lendas da Lagoa do Salgado.
Foto: Moradores do entorno da Lagoa do Salgado ainda falam de sua abundância de pescado e de alguns mistérios que exitem por lá. No lado direito da foto encontram-se a pesquisadora da UNIRIO, especialista em estromatólitos, Célia Maria e seu assistente, em dia de visita técnica e coleta de amostragens.
Foto: Pescadores recolhem um balde cheio de tilápias, retiradas da Lagoa do Salgado. foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente fazendo verificação da área, na Lagoa do Salgado.
Foto: Áureo Simões, um dos diretores da ONG COCIDAMA, mostra a lama medicinal encontrada na Lagoa do Salgado, sendo este material orgânico melhor que a lama do Mar Morto, no Oriente Médio, segundo pesquisadora da UNIRIO, que esteve no local. SAIBA MAIS SOBRE A LAGOA DO SALGADO, CLIQUE NO LINK ABAIXO: MATÉRIA ESPECIAL - LAGOA DO SALGADO

Nenhum comentário: