segunda-feira, 2 de novembro de 2009

NOITE DE GALA PREMIA SELEÇÃO DE TODOS OS TEMPOS E OS MELHORES DO CAMPEONATO SANJOANENSE DE FUTEBOL 2009

NOITE DE GALA PREMIA SELEÇÃO DE TODOS OS TEMPOS E OS MELHORES DO CAMPEONATO SANJOANENSE DE FUTEBOL 2009
Uma noite para entrar na história. Lá fora, uma chuva oscilando entre vapores de água e gotas fortes. Lá dentro, um acúmulo de emoção, gotas de lágrimas e histórias contagiantes que fazem de São João da Barra um celeiro inesgotável de craques do futebol. O palco foi o Cine Teatro São João, prédio recuperado pela prefeita Carla Machado. A noite, foi 30 de outubro de 2009. Aos poucos, a plateia de craques do passado, do presente e do futuro, iam se unindo a devotos do futebol, a curiosos e a todos os homenageados. O calor interno fazia passar despercebida a chuva que caía lá fora. Até os céus se curvaram ao evento e choraram de alegria a cada depoimento, a cada gol, a cada momento narrado pelos personagens da festa. Uma ideia extraordinária dos parceiros: Jornal Quotidiano, Rádio Barra FM, Liga Sanjoanense de Desportos, Avant Publicidade e Departamento de Esportes da Prefeitura de São João da Barra, bateu forte no coração do sanjoanense e, com certeza, fincou o evento no calendário turístico e esportivo do município.
Uma votação com mais de 50 sanjoanenses de notório conhecimento desportivo escolheu a seleção de todos os tempos de São João da Barra. O goleiro foi Carlos de Almeida Cintra (Cabeção), na lateral direita tivemos o José Francisco Ramos (Chinho), zagueiro central João Batista de Almeida Amaral (Joãozinho), quarto zagueiro, Ronaldo Cajueiro e na lateral esquerda Evaldo Rangel (Bacalhau). Na meia canja, tivemos como volantes Juarez Costa Alves (Juca) e José Carlos Gomes da Silva (Carlinho), tendo como companheiros de meio-campo, Renato França Azevedo (Renatinho) e Geraldo Melo Novas (Catoco). Para o ataque foram escolhidos Jorge Melo Novas (Ginex) e Carlito de Oliveira Martins. Carlito também foi votado com o craque da história. O técnico de todos os tempos foi Osvaldo Oliveira (Raulzinho).
Todos eles receberam um troféu entregue pela comissão organizadora do evento. Chinho (in memorian), Ronaldo Cajueiro (in memorian) e Juca (in memorian) foram representados por familiares.
Os melhores jogadores do Campeonato Sanjoanense de Futebol 2009 foram votados por diretores de clubes, treinadores, imprensa e desportistas. E seleção deste ano assim ficou: Goleiro - Demarcos (Santos), Lateral direito - Ronildo (Fluminense), Zagueiro central - Richardson (Santos), Quarto zagueiro - Rodrigo (Degredo), Lateral esquerdo - Toninho (Degredo), Volante direito - Allan (Degredo), Volante esquerdo - Bodinho (Sanjoanense), meia-direita - Leonel (Sanjoanense), meia-esquerda - Paulo Roberto (Degredo), atacantes Artur (Santos) e Wendell (Sanjoanense). O melhor treinador foi Marcelo Miranda (Degredo). A artilharia foi de Wendell com 18 gols em 11 jogos. O time mais disciplinado foi a Chatuba e o goleiro menos vazado foi Guilherme (Degredo).
O Campeão Sanjoanense de Futebol 2009, na categoria principal foi o Sanjoanense que venceu o Degredo por 4 a 2. Na categoria juniores o título ficou com o Barcelos que também teve a revelação e o artilheiro do campeonato, o atacante Alex.
O sanjoanense Ernani, jogador do Vasco da Gama, que não pode participar da festa devido ao jogo de seu time contra o Fortaleza pela série B do Brasileiro, gravou uma mensagem em vídeo, onde fortalecia a importância de termos sonhos e sempre buscarmos dar o melhor de nós para que possamos alcançá-los. "É possível chegar longe", frisou.
Mas a noite não ficou só por aí. A emoção tomava conta quanto mais tarde a noite adentrava na memória dos presentes. Receberam homenagem também, Jorge Sena, craque sanjoanense consagrado pelo Vitória (BA), Bahia, Palmeiras, Flamengo, Rayo Valecano, da Espanha, entre muitos outros clubes. Os seus gols, ora na voz de Fernando Vanucci, ora na voz de Léo Batista, fizeram todos aplaudirem o craque. Outro vídeo que foi apresentado para o público foi do sanjoanense César Oliveira, consagrado jogador que fez nada mais, nada menos, que o gol do título do Grêmio pela Libertadores da América. César foi, ainda, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1979 jogando pelo América do Rio. Recentemente, ele, e o goleiro Danrlei, marcaram seus nomes na calçada da fama do tricolor gaúcho.
Para a comissão organizadora do evento, a festa foi um gol de placa e a cada ano irá se aperfeiçoando. "Foi importante a participação de todos, principalmente das crianças presentes que fazem parte das escolinhas do município. Ali estavam grandes homens que fizeram história jogando futebol e, com certeza, são ótimos exemplos para aqueles que estão iniciando na profissão. Foi inevitável a emoção em alguns momentos. Foi uma festa de confraternização. Amigos que não se viam há anos se reencontraram. Foi inesquecível".
Bruno Costa
(22) 9832-3371

Nenhum comentário: