quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LAGOA DO SALGADO RECEBE ESTUDANTES SANJOANENSES DO ENSINO MÉDIO

-LAGOA SALGADA -
UMA AULA SOBRE A ORIGEM DO PLANETA TERRA ATRAVÉS DOS MICROORGANISMOS
Foto: Estudantes e professores do Colégio Estadual João Coelho da Silva, de Sabonete ouvem as informações do Guia em Turismo Científico da SEMASP, Andre Pinto, no ônibus escolar da Secretaria Municipal de Educação de SJB. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Estudantes e professores do Colégio Estadual João Coelho da Silva, animados com a chegada na Lagoa do Salgado. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: A Lagoa do Salgado ainda tem uma linda mata de restinga com espécies nativas como a capororoca, o abaneiro, gravatás, bromélias, pitangas, aroeiras.Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Estudantes vivem uma aventura ecológica ao conhecerem o sítio geopaleontológico da Lagoa do Salgado - um patrimônio da humanidade. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Por entre áreas úmidas e alagáveis, lembrando muito o Pantanal, os estudantes acabaram encontrando a Lagoa do Salgado. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Secretaria Municipal de Agricultura de SJB.
Foto: Estudantes do João Coelho seguram uma amostra de estromatólito de período recente de ambiente hipersalino de aproximadamente 4.000 anos e que é da família de estromatólitos pretéritos, que foi uma das primeiras formas à propiciar a fotossíntese na formação do planeta terra. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Secretaria Municipal de Agricultura de SJB.
Foto: O Técnico em Meio Ambiente da SEMASP, Marco Pacheco, ensina aos estudantes como manusearem um kit de análises de água. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O estudante Arlison entra na água da Lagoa do Salgado, local exato onde há o sítio geopaleontológico e coleta amostragens da água da mesma para análises. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Marco Pacheco, Técnico Ambiental ensina aos estudantes como se dá a reação nos tubetes de coleta de amostragens de águas. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estudante fica fascinada com a simples experiência da coleta de amostragens da água da Lagoa Salgada. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Andre Pinto, Guia em Turismo Científico da SEMASP, fala das pressões do entorno da Lagoa Salgada e a ocupação antrópica (do ser humano). Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: A lagoa do Salgado é um mundo de microorganismos como as cianobactérias (cianofíceas), que foram as primeiras espécies na terra a fazerem, engenhosamente, a fotossíntese e a propiciarem condições, através do oxigênio por elas produzidos, para que outros meios de vida surgissem. No local são encontrados foraminíferos, gastrópodes e ostracodes (este último é um bio indicador da existência de petróleo em alguns locais do assoalho marinho) . Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto segura uma amostra do estromatólito domal, nome de origem grega, Estroma: Cama, Camada e Lithos: Pedra. Crpedito da foto: Walmir Lopes Baldino - Agricultura.
Foto: Marco Pacheco, Adrião Gaiato e Andre Pinto, todos da SEMASP explicam como será feita a análise das águas da Lagoa Salgada. Marco Pacheco (primeiro à esquerda) segura um medidor de PH e de Coliformes Fecais e repassa as informações aos alunos. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Agricultura. AULÃO NA LAGOA DO SALGADO AGUÇA A CURIOSIDADE DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO Na Quarta-feira passada, os estudantes do Colégio Estadual João Coelho da Silva, de Sabonete, 5º Distrito, fizeram a visita de campo à Lagoa do Salgado, Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade juntamente com professores, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e da Secretaria Municipal de Agricultura, todos dentro do ônibus da Secretaria Municipal de Educação, gentilmente agendado por Heloísa Helena, do SEMEC. O propósito era o de dar continuidade ao Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" que tem parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação. A diretora do Colégio João Coelho da Silva, Verônica Ribeiro foi quem solicitou a presença da SEMASP para dar uma palestra ambiental na "Semana do Conhecimento", feita naquela escola meses atrás. "A Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP fez uma palestra tão interessante que os alunos pediram uma visita técnica no local", afirmou contente a diretora da escola, Verônica Ribeiro. O local de entrada para a visitação foi uma propriedade particular que fica nas imediações do Alto Cardeiro, que pertence ao município de São João da Barra e que está nas imediações do sítio geopaleontológico que é Patrimônio da Humanidade. Uma dos moradoras do entorno da Lagoa Salgada era aluna da escola e foi ela quem abriu caminho pela restinga para o grupo chegar à lagoa. O aulão foi produtivo e os estudantes colocaram as "mãos na massa" e os "pés na lama", pois a linda Lagoa do Salgado estava bem cheia por causa das recentes chuvas e criou uma espécie de atoleiro "sustentável". Passando por matas ciliares ainda preservadas (mas que sofrem pressões com as plantações do entorno) e com a visualização de espécies nativas como a capororoca, abaneiros, pitangueiras, aroeiras, gravatás, bromélias, cactáceas, trepadeiras de restinga e outras, os estudantes foram admirando a natureza e entendendo o porque de se preservar aquele santuário tão importante para a humanidade. O Guia em Turismo Científico, Andre Pinto, o Técnico em Meio Ambiente, Marco Pacheco, o colaborador da SEMASP, Adrião Gaiato e o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Walmir Lopes Baldino, todos juntos, conduziram os trabalhos de visitação técnica com os estudantes secundaristas e a qualidade do evento não perdeu para aqueles em que existem geólogos, biólogos ou cartógrafos de universidades diversas que visitam o local. Depois da aula dada por Andre Pinto , "in loco", com o tema "Os Estromatólitos Carbonáticos e a sua importância para a formação do planeta Terra, por meio dos microorganismos", os estudantes puderam ver de perto como era a composição dos estromatólitos e alguns fósseis foram encontrados, como conchas, algas e gastrópodes. Em seguida fizeram a coleta da água da Lagoa e as separaram em lotes para que fossem guardadas na SEMASP para o período de reação química que é de 48 horas. Antes da aula na Lagoa do Salgado, a direção da Escola João Coelho da Silva, recebeu da SEMASP um resumo de trabalho sobre o que seria debatido "in loco", ao qual se mostra abaixo: LAGOA DO SALGADO ABORDAGENS "IN LOCO" -Aspectos Físicos da Lagoa: 16km quadrados, reduzidos à 4 km quadrados, sua parte sul situa-se no município de Campos e sua parte norte (maior parte) em São João da Barra. O sítio geopaleontológico fica nas imediações do Alto Cardeiro, em São João da Barra. -Evolução geológica: Complexo deltáico do Rio Paraiba do sul deram origem à várias pequenas lagunas,inclusive a Lagoa do Salgado. Entre 3.000 e 3.900 anos atrás o mar havia subido novamente e invadido a lagoa e deixaram amostras de organismos no local.Sofreu um processo de colmatação - passando de um ambiente marinho para um ambiente continental. -Organismos que habitam a Lagoa: Bioclastos :Gastrópodes, foraminíferos e ostracodes; -Importância da Lagoa do Salgado: É um ambiente único no Brasil e muito raro no mundo, fato que levou este sítio a ser indicado pela SIGEP para Patrimônio Mundial a ser reconhecido pela UNESCO. -Importância para a Ciência: Os estromatólitos: Os cientistas Vanyo & Awramik (1985) consideram que os estromatólitos pretéritos podem fornecer informações fundamentais sobre a dinâmica dos tempos primordiais da Terra e do sistema Sol–Terra–Lua, tais como número de dias por ano, taxa da rotação da Terra, inclinação do eixo da Terra, número de dias por mês no período de rotação lunar, paleolatitude das camadas hospedeiras dos estromatólitos, periodicidade de marés, freqüências sazonais de tempestades e possíveis feições gerais sobre o clima. Os estromatólitos são importantes do ponto de vista evolutivo, pois são freqüentemente objetos de discussão a respeito da origem da Terra. A descoberta de estruturas contemporâneas que se assemelham aos estromatólitos pretéritos fornece a oportunidade de investigar o relacionamento entre as comunidades microbianas modernas e o ambiente, além de desvendar se os estromatólitos recentes são análogos aos antigos, possibilitando a melhor compreensão destas estruturas e dos paleoambientes de acordo com Silva e Silva et al. (2005c). Os estromatólitos foram os primeiros organismos recicladores de carbono, os primeiros produtores de oxigênio e os primeiros formadores de zonas de recifes. Explicação do metabolismo dos organismos da Lagoa do Salgado para a formação dos estromatólitos: Segundo Silva & silva, a precipitação de carbonato de cálcio se dá como consequência da remoção do CO2 e do Ácido carbônico (HCO3) da água através da fotossíntese, evaporação intensa e /ou decomposição da matéria orgânica pelos organismos heterotróficos, com a liberação de amônia. Estes processos permitem a elevação do PH do meio aquático e a consequente precipitação do carbonato de cálcio. A forma ção dos estromatólitos está então relacionada às cianobactérias, que secretam um polímero extracelular (EPS) sobre as esteiras microbianas. Os processos de calcificação dos estromatólitos ocorrem atráves da calcificação de bainhas cianobacterianas, ou seja, o EPS, pelas atividades fotossintéticas. O processo de litificação é causado pela decomposição do EPS das cianobactérias. Durante muito tempo, as atividades destas bactérias encontradas nos estromatólitos foram a principal manifestação de vida na terra. sua atividade fotossintética foi responsável pela transformação da atmosfera terrestre, de redutora à oxidante, criando condições para o surgimento de formas de vida mais complexas a partir do período cambriano. Propostas de pesquisas para o Colégio Estadual João Coelho da Silva, de Saboente , 5º Distrito de São João da Barra: - Identificar em mapa do território sanjoanense a localização da Lagoa do Salgado; - Qual é a importância da Lagoa do Salgado para o mundo científico? - Porque o microorganismos como por exemplo, o ostracodes, que também existe na Lagoa do Salgado, pode servir à Petrobrás e outras empresas nas pesquisas de busca de petróleo? - Qual a importância da fotossíntese realizada pelas cianobactérias e o qual sua relação com o mundo de hoje? - Pesquisar: O que são gastrópodes, foraminíferos e ostracodes? - Porque a Lagoa do Salgado está Ameaçada de extinção? - De que trata o Projeto "Caminhos Geológicos" do Departamento de Recursos Minerais - DRM, do Governo do Estado do Rio de Janeiro? Bons estudos, Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP. Sites que ajudarão nas pesquisas: http://www.drm.rj.gov.br http://www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_2008_2/2008_2_42_49.pdf http://www.unb.br/ig/sigep/sitio041/sitio041.html http://www.andreambiental.blogspot.com

Um comentário:

Rosana de Almeida disse...

Muito interessante as pesquisas que estão sendo realizadas na Lagoa do Salgado. E nós que somos moradores de Alto do Cardeiro queremos conhecer melhor esses estudos e os projetos que estão sendo criados para a preservação da Lagoa.